terça-feira, 9 de novembro de 2010

A verdadeira marca do progresso


Alguém já parou pra pensar como funciona uma empresa? Como conduzir um verdadeiro marketing de sucesso? Como será que funciona todo esse processo? Para isso é necessário colocar as idéias em prática, projetar, avaliar, pensar muito, viajar por outros países, conhecer um pouco de cada mundo para enfim, idealizar uma empresa. Essa é parte da trajetória de Caito Maia, cara que eu tive o prazer e o privilégio de estar presente numa palestra com ele e poder conhecer um pouco mais da trajetória desse rapaz, experiência e uma boa história pra contar!

E que história, que vai na contra-mão do conceito comum de empresa que nós temos,que eu tinha antes da palestra começar. Quando pensava em uma empresa, usava como exemplo; Empresas que tem boas idéias, que tem bons produtos e marketing disposto a fazer o cliente comprar a qualquer custo, insistentes e até tentadores, mas tem que tomar cuidado, pra não vender o produto e esquecer a marca, que vai favorecer por anos e anos, melhor que um grande produto, é um nome no mercado, o que dá credibilidade e a conseqüência surgirá naturalmente;

Mas isso até passa um pouco do limite, o que faz a gente muitas vezes não comprar pela insistência do vendedor, é quase um assalto; Quer dar uma olhada? Vamos comprar? Tem promoção! Divide em não sei quantas... A coisa acaba não saindo como o esperado. O cliente quando quer comprar,já chega olhando,perguntando, e no caso da Chilli Beans até pegando, já que fica tudo ao alcance do cliente, pode olhar, experimentar, sem precisar do vendedor pra ir lá e pegar, só precisa chamar o vendedor pra pagar. Que é o certo! Nada de insistência, você pode ficar só olhando...

Aí que entra Caito pra mudar totalmente esse conceito de marketing de uma empresa, às vezes parece que a empresa tem como foco principal, fazer o cliente comprar, mostrar pra ele todos os benefícios, vantagens e um produto bacana, a realidade é que ter aquele produto bacana, não basta... A obsessão por vender afasta o cliente;

Não adianta aquele produto "show de bola" se não conquistar o cliente! E o que não posso deixar de citar o momento em que ele diz que se estivesse numa praia, não presentearia o cliente com um kit da Chilli Beans e sim cortejar o cliente dando um copo d'agua pra ele, conquistar a simpatia do cliente e mais do que nunca largar esse rótulo de vendedor de um produto;

A empresa não trabalha com um produto, e sim com uma marca.
Tudo começou com uma viagem a um país o qual infelizmente eu não vou lembrar... Onde ele observou que a maioria das pessoas usava óculos escuros como um acessório de moda, todo mundo usava, algo que fazia mesmo parte do cotidiano. Então, teve a idéia de fazer uma negociação com o vendedor dos óculos e trouxe pro Brasil, duzentos óculos, tudo bonitinho! Legalizado, como ele mesmo fez questão de lembrar! 

E não durou nada! Vendendo só entre os amigos,toda mercadoria comprada já tinha ido embora! Que dá hora hein galera? Mas a caminhada começava depois de um contrato fechado e depois de ter triplicado o valor esperado do contrato... E vai seguindo, esse jeito diferente de tratar o cliente, conduzir a empresa e fazer sucesso E o que antes era um quiosque, hoje é sucesso a nível mundial, e cada vez mais com novidades pra todas as idades.
  

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